Quem visita este blog certamente já deve ter notado que ele já é consideravelmente antigo e que, infelizmente, não possui tantas atualizações. Mas não é por falta de vontade!
Infelizmente a vida é corrida e falta tempo para me dedicar tanto quanto eu queria. Mesmo assim, pretendo separar mais tempo para isso a partir deste ano para que vocês tenham mais acesso ao hunsriqueano.
Meu dicionário hunsriqueano-português, disponível para download aqui no blog, continua sendo atualizado quase semanalmente com pelo menos um vocábulo novo. Muito do meu tempo livre vem sendo dedicado a isso, e logo uma versão bem mais completa do que a encontrada aqui agora estará disponível. Uma versão reversa, português-hunsriqueano, também está sendo feita, o que vai tornar ainda mais fácil consultar termos.
Talvez eu grave alguns vídeos de vez em quando também e publique pequenos contos ou fábulas em hunsriqueano.
Um problema que eu percebo em grupos de falantes, e que em parte tira o interesse de pessoas mais jovens de se manter na comunidade, é seu caráter tradicional demais, engessado em décadas antigas. Não é isso que mantém uma língua viva. Para sobreviver, o Hunsrik precisa se adaptar ao mundo moderno e à realidade da juventude.
Assim, sintam-se livres para sugerir, nos comentários, conteúdo a ser abordado.
Olá! Gostaria que tu abordasses o não tão recente projeto de Wikipédia Hunsriqueana, que se localiza no seguinte link: https://incubator.wikimedia.org/wiki/Wp/hrx
Infelizmente ela esteve inativa há meses! Eu tentei escrever alguns artigos, mas não são tão proficiente no Hunsriqueano, já que estou só aprendendo, não nasci falando (infelizmente).
É uma ótima ideia, eu já havia dado uma olhada nesse projeto Wikipédia Hunsriqueana e é uma pequena que esteja inativo. Onde você tentou escrever estes projetos João?
Foi no mesmo link acima, basta clicar em “vá para a página principal” ou “go to the Main Page” que ele vai te autoredirecionar à página principal da Wiki em Testes.
Mt Obrigado! Infelizmente não falo o Hünsrick!Os + antigos ,aí no Sul,falam! Aprendi o ,,Hoch,, mas p mim todas formas são corretas.O HRG tem palavras em Dinamarquês, até,tal a longevidade do dialeto do sudoeste alemão!Abraços!